segunda-feira, 8 de outubro de 2007

O Suicidio do Machista Feminicida

O homem que mata a companheira e depois se mata, por que se mata?

A explicação comum para o fato seria a de que o faz por receio, para escapar à condenação social. Andres Monteiro Gomez, da Sociedade Espanhola de Psicologia da Violência, aponta a ingenuidade dessa interpretação: El común de los agresores no tiene demasiado reparo por la sanción social. Consideran que la sociedad les va a recriminar su conducta porque no les comprende, que la violencia es algo que han tenido que utilizar...".

A morte da companheira é o penúltimo ato da vida dele porque essa vida está existencialmente apostada no domínio traumático de uma mulher no relacionamento, mulher de que ele se sente dono, através de violência sistemática. Não é a companheira que se torna o centro da vida dele, mas a própria relação fetichista sado-fascista de dominação. O machismo progredido sem paro nem reparo, que na escalada prolongada da violência sistemática num relacionamento o leva a matar a companheira, também pode fazer com que se mate depois. A relação de dominação, cultivada longamente, perdeu o objeto, a vida do dominador perdeu o sentido.

@@

"Casi todos los agresores matan a la mujer después de que ella haya decidido abandonarles. Es la pérdida de control lo que precipita el asesinato, y también el suicidio posterior. En violencias sistemáticas, el agresor machista ha construido su universo vital prácticamente alrededor de la dominación traumática de una mujer. Cuando es prolongado, el sometimiento de otro ser humano acaba convirtiéndose en el centro de la vida del agresor, es el referente que le otorga significado primordial a su existencia. Cuando desaparece ese centro, la vida pierde sentido para el torturador."

El suicidio machista @ Red Feminista

Posted by Uac to AntiPatriarcado at 9/12/2006 10:48:00 AM

Nenhum comentário: